Platão e a Democracia

"O castigo para aquele que não se envolve em política é de ser governado por seus inferiores." Platão.

Nascido na Grécia, Platão foi um dos mais notórios filósofos da humanidade e participava ativamente das decisões políticas.

Na Grécia, berço da democracia, o Povo se reunia nas praças para tomar as decisões públicas, e, como nem todos se interessavam por política, Platão então recitou a frase acima.

Com o passar do tempo, as cidades foram ficando superpovoadas, tornando-se mais difícil as reuniões nas praças, sendo então criadas outras formas de votação, até chegarmos na situação atual, onde o povo vota para escolher aqueles que "em seu nome" tomem as decisões.

A frase de Platão foi uma espécie de profecia, e desde então, o homem vem sendo governado por inferiores, elegendo pessoas que sequer sabem como funciona a democracia.

Os políticos da atualidade se elegem através de infundadas promessas, e quando estão no poder, não cuidam dos interesses da sociedade; e sim criam normas que lhes garantam privilégios e altos salários.

O serviço público ficou, com o passar do tempo, cada dia mais caro e complexo. Os legisladores e governantes se descolaram da sociedade e vêm cuidando dos próprios interesses ao invés de cuidar dos interesses do povo.

Houve um distanciamento entre representantes e representados, onde os representantes não representam os representados e os representados não conseguem cobrar eficiência de seus representantes.

Com o poder concedido pelos seus eleitores, eles criam leis para confundir, dificultar e até impedir que o próprio povo exerça seu papel e direito democráticos.

LEIA "Conheça o Projeto" E VEJA COMO DEVE SER APLICADA A DEMOCRACIA!

Postado por Administrador em 10/10/2014.


Para comentar, você precisar estar logado no site. Clique aqui e faça o seu login.

Lista de comentários:


Não há comentários, faça o seu comentário acima.

APOIO



PATROCINE, ANUNCIANDO AQUI!